segunda-feira, 12 de julho de 2010

Linha de montagem

LINHA DE MONTAGEM
Trabalho realizado pela minha turma, para a disciplina de Teoria da Administração I1


Os alunos do 3° semestre de Administração do UniFAI, Vila Mariana, período matutino, tiveram como atividade a realização de um café da manhã a pedido da professora de Teoria da Administração, Rosemeire do Carmo Mota, cujo objetivo foi que eles entendessem o que é uma linha de montagem.

A atividade foi executada no dia 11 de março de 2010, na sala de aula, e cada aluno ficou responsável em levar um material de apoio e também exercer uma função a sua escolha.


Foi possível observar os efeitos que levam a entender as diversas fases de um processo produtivo. O procedimento foi semelhante ao de uma montadora: os colaboradores foram encomendados a terceiros e coube-lhes a tarefa de realizar, por meio de uma pretensa linha de montagem, a organização de um café da manhã.


Os alunos puderam identificar que, para que haja uma produção em série é preciso que se saiba perfeitamente identificar um fluxo. Os passos desse fluxo é que determinarão os ganhos de produtividade, aumentando o lucro em função de seu melhor aproveitamento unidade/tempo.


Um fluxo perfeito e otimamente planejado determina o não retrabalho, aumentando a eficiência produtiva. A ideia é que as falhas de processo sejam mínimas, tendendo a zero. Logo, deseja-se que a produção seja feita de forma que o produto desenvolvido não tenha falhas, ou seja, que não retorne ao inicio, mas prossiga corretamente as sequências evitando, assim, a perda de tempo.


Outro fator observado foi a necessidade de ritmo e o entendimento de que para isso é necessário que os produtos estejam armazenados corretamente para que o próximo colaborador não saia prejudicado, evitando descompassos e a própria desorganização do processo produtivo.


Em uma linha de montagem, o seu gerenciamento e planejamento devem levar em conta os aspectos ergonômicos a fim de tornar a produtividade tão elevada quanto o bem estar do operador. Se isso for observado e alcançado, todos sairão ganhando: empregador e empregados.


As críticas ao processo de produção por linha de montagem referem-se ao fato de que o trabalhador conhece apenas uma parte do processo, não o dominando como um todo e tornando-se, assim, um ignorante processual. Hoje em dia, há novas formas de processo produtivo que levam em conta o aspecto anteriormente citado.


















--------------------------------------------------
Alunos do 3° semestre do curso de administração do UNIFAI, Vila Mariana, matutino

Nenhum comentário: