terça-feira, 13 de julho de 2010

A HISTÓRIA DO TOYOTISMO.

A base do sistema Toyota de produção se estabeleceu com a automação inteligente de Jidoka e com a produção just-in-time do seu filho Kiichiro.

Taiichi Ohno colocou esses conceitos para funcionar sistematicamente com grande apoio de Eiji Toyoda e de sua paixão pela produção.

O conceito de automação inteligente, chamado "Jidoka" nasceu nos teares criados por Sakichi Toyoda o fundador do grupo Toyota.

Tradicionalmente, a tecelagem sempre foi um trabalho manual. O tecelão fornecia o fio horizontal para frente e para trás entre os fios verticais.

Sakichi observava sua mãe trabalhando no tear manual original de madeira em 1890. Esse tear era de fácil operação e quase 50% mais eficiente do que os teares anteriores.

O tecelão poderia mover o condutor do fio para frente e para trás com uma mão e fornecer o fio horizontal ao mesmo tempo. Depois, Sakichi começou a trabalhar em teares mecânicos.

Em 1896, ele criou o primeiro tear mecânico do Japão e continuou aperfeiçoando-os cada vez mais.

Em 1924, Sukichi e seu filho Kiichiro, executaram um feito histórico. Eles criaram o primeiro tear mecânico do mundo que fornecia o tecido e o fio horizontal com segurança, sem interromper o trabalho.

Vamos observar as caracteristicas desse tear mecânico que não parava. O modelo G.

Os teares tradicionais desperdiçavam material em tecidos como esse, quando o fornecedor de fios verticais arrebentava, o que era frequente, para evitar esse desperdício Sakichi e Kiichiro instalaram um medidor fino de metal nos fios verticais. O medidor deslizava e parava o tear se o fio arrebentasse.

Estas inovações de parada automática, para evitar desperdício foram absolutamente extraordinárias Sakichi criou sensores sofisticados e fez isso sem o benefício da tecnologia eletronica e ótica que hoje mal apreciamos. Suas inovações eliminariam as necessidades de um operador para observar cada tear continuamente.Um operador poderia observar mais de trinta teares. O modelo G atraiu muita atenção na Europa e nos Estados Unidos.

Então, os avanços de Sakichi resultaram em máquinas capazes de parar automaticamente se algum problema ocorresse, que não iriam produzir peças com defeito e que eliminariam a necessidade de operadores para observá-las.

O caractere do meio da palavra japonesa para automação "Jidoka" é "do", para movimento. Mas Sakichi substituiu esse caractere por um que significa " trabalho de valor acrescentado". Observe o elemento adicional do lado esquerdo que significa "pessoas". O Jidoka de Sakichi colocou o elemento humano na automação.

Kiichiro incorporou suas operações automobilisticas em 1937 e começou a operar uma fabrica de automóveis. Ele referenciou os métodos americanos de produção em série para suas fábricas e desenvolveu o início da produção just-in-time. A ideia, era eliminar o desperdício produzindo somente o necessário e apenas na quantidade necessária. Produzir carros de qualidade e de desempenho satisfatorio requer empenho total. E Kiichiro iria refinar ainda mais produção just-in-time.

Mas com o início da II Guerra Mundial em 1941, interrompeu seus esforços. Ele instruiu Eiji a colocar a fábrica dentro dos padrões americanos de tecnologia dentro de três anos. Era uma tarefe assustadora. A produtividade e produção nos EUA era oito vezes maior que no Japão. E a Toyota não tinha muitos equipamentos nem capital. Então aumentar a produtividade era uma questão urgente.

Eiji designou um gerente para a oficina de máquinas chamado Taiichi Ohno para desenvolver um sistema de produção mais eficiente. Os dois procuravam uma maneira de aumentar o valor da produtividade de cada operário. E eles fizeram isso utilizando o conceito de Jidoka de Sakichi para o funcionamento em todas as suas operações. Eles também pesaram em maneiras de aumentar os recursos limitados de equipamentos e capital, para isso eles colocaram o conceito just-in-time de Kiichiro para funcionar sistematicamente.

Nenhum comentário: