sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Artigo: Administração do tempo

A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO NO TRABALHO
Prof. Ms. Sidney Proetti[1]

Você já deve ter ouvido aquele velho ditado “tempo é dinheiro”, pelo menos uma vez na sua vida. Em parte, esse ditado tem fundamento, entretanto é importante ressaltar que, mais do que dinheiro, o tempo é um elemento que poderá, se não respeitado, atrapalhar muitos planejamentos.
Geralmente, não nos damos conta do que devemos fazer em determinadas horas do nosso dia-a-dia no ambiente de trabalho, isto é, não cumprimos nossas tarefas com um tempo determinado e acabamos por acumular nosso trabalho, tendo que ficar por mais tempo, após o término do expediente, e, muitas vezes, prejudicamos o trabalho de outras pessoas, pois se não cumprimos nossos prazos, elas também não conseguirão cumprir os seus próprios prazos para a execução de tarefas.
Quando não nos programamos para desenvolver nossas tarefas e não cumprimos a parte que nos cabe de um trabalho dentro de um sistema administrativo ou operacional, os resultados, normalmente, são catastróficos, e as pessoas que dependem do nosso trabalho terão que atrasar as suas tarefas ou se verem em correria, sujeitas a erros e falhas (é lógico) e isso não é nada saudável em um ambiente de trabalho.
Os princípios para uma boa administração do tempo são simples:
· planeje seus dias de trabalho com antecedência;
· não marque mais compromissos do que você pode assumir;
· não deixe ninguém esperando por mais de 5 ou 10 minutos;
· marque um tempo para cada tipo de tarefa;
· não se deixe interromper por telefonemas, pessoas que não estejam agendadas para atendimento, problemas que não são de sua competência e atividades que não sejam importantes para o seu trabalho;
· organize seu trabalho;
· não fale muito tempo ao telefone ou em reuniões de trabalho: seja objetivo e claro;
· não se sobrecarregue de tarefas, prefira delegar;
· não use o tempo do almoço para trabalhar;
· levante-se um pouco mais cedo, pois o dia renderá mais e melhor;
· evite brincadeiras longas e desnecessárias no ambiente de trabalho;
· use uma agenda pessoal, anote seus compromissos e jamais deixe de cumpri-los;
· elimine as tarefas que não sejam da sua competência ou cargo e use o tempo que era dedicado a elas para melhor desenvolver as que realmente são inerentes ao seu cargo;
· elimine o excesso de papéis como relatórios de vários tipos;
· procure usar mais a comunicação on-line, pois você poderá responder aos comunicados de forma imediata;
· caso perceba que vai atrasar algum trabalho e se alguém depende dele, avise as pessoas com certa antecedência para que elas se preparem e refaçam seus planejamentos;
· evite falar ao telefone: prefira o e-mail;
· ao final de cada dia e semana de trabalho, analise se tudo foi cumprido dentro do prazo e, se necessário, faça ajustes para que haja uma melhoria contínua;
· dê baixa na sua agenda, todo dia, nos compromissos agendados e reescreva os que não tenha conseguido cumprir, caso sejam mais complexos e demandem mais tempo.


Muito bem, administrar o tempo, cumprir prazos, respeitar o prazo dos companheiros de trabalho é fundamental quando se quer ter produtividade com qualidade. Caso você não tenha tempo para nada ao longo do seu expediente e nem consegue dedicar um pouquinho de tempo para leitura diária, certamente você não tem tempo para se atualizar e, provavelmente, não terá tempo para ler artigos e textos como este que poderão lhe ajudar no seu crescimento pessoal e profissional.
Devemos dividir o tempo em nosso favor e observar se estamos tendo qualidade de vida. Tempo bem planejado é tempo usado corretamente. Fazer as coisas sempre correndo é sinal de falta de planejamento ou pior: sinal de que estamos sobrecarregados e precisamos urgentemente dividir nossas tarefas com alguém, principalmente delegando aquelas que não nos competem no que se refere ao cargo que ocupamos na organização.
Portanto, reflita sobre seu trabalho, faça uma lista das suas tarefas, delegue o que for preciso, reorganize seu ambiente de trabalho e certamente terá mais tempo e mais qualidade no seu trabalho e alcançará melhores resultados. Pense nisso e bom trabalho!





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[1] Coordenador dos cursos de Gestão de Marketing e de Pequenas e Médias Empresas e professor do UniFAI.
site: http://www.unifai.edu.br/internet_noticia.asp?cod_conteudo=2559&area=1627

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A palavra Potencial e seu significado no mundo corporativo

Ela veio do latim "potentes" - poderoso.
Potencial é aquele conjunto de qualidades ou habilidades que alguém sabe que possui, mas que por qualquer motivo ainda não foram colocadas em pratica.
Em maior ou menor grau todos nós temos potencial para sermos mais do que somos, porém a transformação do potencial em resultados palpáveis dependera de quatro fatores:
1. Ambição para traçar o caminho;
2. Persistência para nunca desistir;
3. Inteligência para remover os obstáculos;
4. Paciência para não desanimar.
A biografia de qualquer poderoso, mesmo no fim sempre poderá ser resumida a esses quatro fatores básicos.
Texto de Max Gehringer para o rádio CBN dito em 01/02/10.
Max Gehringer de segunda a sexta ás 7h50 na rádio CBN